PERIODONTIA
PERIODONTIA É O TRATAMENTO DE DOENÇAS DA GENGIVA E DOS OSSOS DA BOCA
Se sua gengiva sangra, dói, incha, ou apresenta mobilidade dental, é muito importante a avaliação do Periodontista!
A Periodontia é a Especialidade odontológica que trata as doenças da gengiva e dos ossos de suporte dos dentes. O Periodontista realiza também cirurgias periodontais (cirurgias gengivais) e Gengivoplastias.
A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente. Os três estágios da doença periodontal, que varia do menos ao mais grave, são Gengivite, Periodontite e Periodontite Avançada.
GENGIVITE
É o primeiro estágio da doença, sendo caracterizado pela inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Observa-se vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Nesse estágio, a doença periodontal pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais que seguram o dente no lugar não tenham sido afetados.
PERIODONTITE
Nesse estágio, o osso de suporte e os ligamentos que mantém os dentes no lugar estão irreversivelmente danificados. A gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa. Um tratamento periodontal adequado e melhoria da higiene bucal normalmente ajudam a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ao osso.
PERIODONTITE AVANÇADA
É o estágio mais avançado da doença periodontal, e as fibras e o osso dos seus dentes estão sendo destruídos, podendo causar mobilidade dental (dente mole). Isso pode afetar a sua mordida e a forma como você se alimenta ou se comunica. Em alguns casos, o tratamento não consegue salvar os dentes, que terão que ser extraídos. A consequência da periodontite, quando deixada sem tratamento, pode ser a perda do elemento dental, mobilidade dental, sensibilidade dental, abscessos, espaços aumentados (diastemas) entre os dentes, modificação na estética do sorriso, e várias consequências com relação à oclusão.
SINAIS E SINTOMAS
- Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;
- Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
- Retração Gengival;
- Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
- Dente com mobilidade;
- Próteses parciais que se desajustaram;
- Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
- Dores agudas ao mastigar os alimentos;
- Dentes excessivamente sensíveis a temperaturas frias ou quentes.
TRATAMENTO
O tratamento consiste na remoção da causa da inflamação, o tártaro, através de raspagem da superfície radicular, com ou sem intervenção cirúrgica e posterior adequação do periodonto de modo a evitar novo acúmulo de tártaro e facilitar sua remoção.
Sobre a Dra. Renata Arcaldi
- Periodontia, Dentística e Estética
- Graduada pela Faculdade de Odontologia de São Paulo (USP)
- Especialista em Periodontia pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (FUNDECTO-USP)
- Pós-graduada em Cirurgia Bucal pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Osasco (APCD-Osasco)
- Pós-graduada em Odontologia Estética Adesiva pelo Centro de Estudos, Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia (CETAO)
- Curso avançado em Cirurgia Plástica Periodontal e Perimplantar pelo Centro de Estudos, Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia - (CETAO)
- Curso de Imersão em Toxina Botulinica e Preenchedores com o
professor Flávio Luposeli
Ou preencha o formulário, que entraremos em contato!
Assuntos Relacionados: Saiba como a Gengivoplastia pode deixar seu sorriso muito mais bonito: