ORTODONTIA- APARELHOS ORTODÔNTICOS
Venha conhecer os tipos de Tratamento Ortodôntico e conquiste o sorriso que sempre sonhou!
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, e por isso, podem ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Além disso, podem causar um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Do mesmo modo, os dentes tortos ou mal posicionados também podem prejudicar a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporcionando, assim, uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS:
INVISALIGN®: ALINHADORES TRANSPARENTES
O Invisalign® é composto por uma sequência de alinhadores transparentes (“invisíveis”) que, movimentam seus dentes com maior previsibilidade, rapidez e conforto, além de serem muito estéticos.
Para sua confecção é necessário fazer um scaneamento da boca do paciente, que é feito na própria clínica usando o Scanner intra-oral Itero. Esse scaneamento, junto com as fotos e prescrições do Ortodontista, é enviado para os EUA. Então, é criado um modelo virtual, onde o profissional simula o tratamento. Depois de aprovado o Plano de Tratamento, os alinhadores começam a ser produzidos e são enviados para a clínica.
Esses alinhadores são trocados a cada 7 a 14 dias e, como são removíveis, proporcionam maior conforto e facilidade de higienização, já que são removidos durante a alimentação e escovação.
APARELHO FIXO:
Os aparelhos fixos são os mais conhecidos. São compostos por braquetes e tubos, que são colados temporariamente nos dentes, e fios metálicos. Esses dispositivos permitem a movimentação precisa dos dentes, realizando o alinhamento, nivelamento e a correção da maloclusão. Contudo, é imprescindível que o paciente que utiliza esse tipo de aparelho vá regularmente ao Ortodontista para que as ativações sejam feitas. Por ser fixo, não depende tanto da colaboração do paciente, mas necessita de cuidados muito maiores na higienização. Podem ser:
- CONVENCIONAIS:
São utilizados elásticos (“borrachinhas”) para ativação dos fios e precisam de retorno mais frequente e regular.
- AUTOLIGADOS:
O próprio bráquete contém um dispositivo que mantém o fio preso. As forças são mais leves e contínuas e os retornos podem ser feitos em intervalos maiores.
APARELHO FIXO ESTÉTICO:
Tem as mesmas características dos metálicos (citadas acima), mas os braquetes são feitos de um material estético como policarbonato, porcelana ou safira. Lembrando que os fios são sempre metálicos.
APARELHO REMOVÍVEL (MÓVEL):
- APARELHOS ORTOPÉDICOS FACIAIS E FUNCIONAIS
São utilizados em crianças e adolescentes em crescimento para promover o equilíbrio entre as bases ósseas e harmonia facial. O principal objetivo desses aparelhos é atuar nas bases ósseas, preparando-as para receber a dentição permanente.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) procura direcionar o crescimento e desenvolvimento das bases ósseas maxilares, proporcionando, assim, uma harmonia facial e equilíbrio das funções que a boca exerce, como: respiração, deglutição, mastigação, fono articulação (fala), relacionadas à postura crânio cervical.
Estes aparelhos produzem estímulos na rede de neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.
Sinais e sintomas observáveis e possivelmente tratáveis pela OFM:
- Dentes tortos;
- Dentes da frente que não se tocam (mordida aberta anterior);
- Mordida cruzada posterior;
- Dentes superiores da frente que cobrem os inferiores (sobremordida profunda);
- Dentes salientes ou queixo retraído;
- Má postura de lábios e língua;
- Diastemas (espaço entre os dentes)
- Dentes apinhados;
Por isso, esperar o crescimento é um erro devido ao agravamento do problema dentário e funções (respiração, deglutição e fonação).
- CONTENÇÕES REMOVÍVEIS
São usados também após movimentação ortodôntica para contenção dos dentes, ou seja, para manter os dentes na posição correta até que ocorra a estabilização. Assim, essa é uma fase importante do tratamento ortodôntico.
DISJUNTOR PALATINO:
Esse tipo de aparelho é usado para corrigir mordida cruzada, ou seja, quando o arco superior está mais estreito que o inferior. Ele permite uma expansão da maxila, corrigindo a maloclusão e, com o aumento do perímetro do arco, cria espaço para acomodação dos dentes apinhados.
Em pacientes adultos esse aparelho deve ser usado em associação com cirurgia.
COMO SABER SE PRECISO DE UM ORTODONTISTA?
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, modelos de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias especiais, scaneamento intraoral, o profissional poderá decidir se a Ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.
Agende uma Avaliação com a Dra. Juliane Chaves e saiba qual tipo de aparelho é indicado para você!
Dra. Juliane Uyeda é ortodontista formada pela USP, capacitada por diversos cursos e workshops na sua área de atuação e realiza os tratamentos ortodônticos da Phile Odontologia.
DRA. JULIANE UYEDA
CRO-SP 84555
- Ortodontista e Invisalign® Doctor
- Graduada em Odontologia pela USP – São Paulo
- Especialista em Ortodontia pelo CETAO
- Pós-graduada em Ortodontia Preventiva pelo CETAO
- Pós-graduada em Diagnóstico e Plano de Tratamento em Ortodontia pelo CETAO
- Pós-graduada em Mini-Implante para Movimentações Ortodônticas pelo CETAO
- Invisalign® Doctor - Credenciada pela Align Technology
Ou preencha o formulário, que entraremos em contato!