O QUE É CÁRIE?
Cárie é a deterioração do dente, sendo caracterizada pelo processo de desmineralização do mesmo. É influenciada pelo estilo de vida do indivíduo, como dieta, higiene, presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A Lesão de cárie pode ocorrer em pessoas de todas as idades, tanto em adultos quanto em crianças.
O primeiro sinal clínico é a mancha branca, visualizada principalmente, nas faces lisas dos dentes. Nessa fase, ainda não há cavitação e é possível estabilizá-la.
O principal responsável pela cárie é o carboidrato (açucares), que quando ingeridos de forma frequente e desregulada, associada à má higiene bucal, favorece o desequilíbrio no ambiente bucal. As bactérias consomem esse carboidrato, metabolizam-no e liberam ácido lático na saliva, e assim, ocorre a desmineralização do esmalte do dente, levando a formação da mancha branca e, posteriormente, evoluindo para a cavitação.
A saliva tem um fator importante na manutenção do equilíbrio bucal, sendo considerada um protetor natural dos dentes, pois ajuda a neutralizar a acidez provocada pelas bactérias. Entretanto, se os açucares são consumidos com muita frequência, a saliva não consegue realizar essa neutralização. Daí a importância da correta higiene e do consumo moderado desses açucares. Além disso, enquanto dormimos, a produção de saliva diminui muito, deixando os dentes “desprotegidos”. É nesse contexto que ocorre a cárie precoce da infância, antes denominada cárie de mamadeira, que acomete crianças de até 5 anos e apresenta uma evolução rápida. Por isso, é tão importante higienizar os dentes antes de dormir e evitar as mamadas noturnas, principalmente de líquidos açucarados, após o nascimento dos dentes. Somados a isso, a introdução de alimentos açucarados na dieta do bebê (contraindicado antes dos dois anos) também contribuem para o seu aparecimento.
Adultos que tomam medicamentos de uso contínuo também precisam ficar atentos, porque alguns causam xerostomia (boca seca) e, por isso, estão sujeitos a apresentar lesões de cárie já que a produção de saliva diminui muito, e devem consultar um cirurgião dentista frequentemente.
EXISTEM 3 TIPOS DE CÁRIE:
• Cárie coronária: localizada nas superfícies de mastigação ou entre os dentes. É o tipo mais comum;
• Cárie radicular: localizada na raiz do dente, que fica exposta quando ocorre retração gengival;
• Cárie recorrente: ocorre em volta de restaurações e coroas já existentes (infiltrações).
TRATAMENTO
O Tratamento da Cárie depende de diversos fatores, como idade do paciente, extensão e profundidade da lesão de cárie, e o dente acometido. Pode ser feito Restaurações em Resina, Inlays/Onlays de Porcelana, Coroas Totais em Porcelana e Facetas em Resina ou Porcelana.
Apenas o cirurgião dentista está apto a diagnosticar a lesão de cárie. Isto porque, nem toda mancha branca, pigmentação ou cavidade é cárie, além de muitas vezes, ocorrerem em locais de difícil visualização. Assim como somente esse profissional pode decidir qual a melhor opção de tratamento.
Por isso, a prevenção é sempre a melhor opção! Uma dieta sem excessos de açucares, uma boa higiene bucal, com uso de fio dental, além de consultas regulares a cada 6 meses são essenciais para que qualquer problema bucal seja diagnosticado no início, tornando o tratamento mais simples, rápido e eficaz!
Saiba mais sobre Manchas Brancas e Clínica Geral.
Agende uma Avaliação, todos os dentistas da Phile Odontologia são formados pela USP.
(11) 3051 6624 ou Fale conosco através do WhatsApp: (11) 98700 9378