IMPLANTES DENTÁRIOS
Recupere sua confiança e autoestima. Saiba o que são Implantes Dentários!
Os simples prazeres da vida como se alimentar, sorrir e falar podem ser um grande problema para milhões de pessoas que sofrem com as perdas dos dentes permanentes.
Homens e mulheres de todas as idades ficam constrangidos e inseguros ao se alimentarem devido às Próteses removíveis (dentaduras) e às falhas por perda dentária. Evitando, assim, sorrir ou falar em consequência de próteses mal adaptadas, que ficam se movimentando.
O QUE SÃO IMPLANTES DENTÁRIOS
Implantes Dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso da maxila ou mandíbula, abaixo da gengiva. Eles substituem as raízes dos dentes perdidos. Sobre eles são fixados dentes artificiais, que podem ser unitários, próteses parciais ou totais.
POR QUE ESCOLHER OS IMPLANTES DENTÁRIOS?
Os principais motivos para escolher Implantes Dentários são:
- Restaurar a mastigação e fonação ao normal;
- Melhorar a aparência facial e confiança
- Não ter uma prótese removível e/ou mal adaptada;
- Ser funcionalmente e esteticamente mais vantajosos e seguros do que as próteses convencionais;
- Pesquisas mostram sucesso em longo prazo há mais de 25 anos, com baixo índice de insucesso;
- Absorve cargas mastigatórias de 450 libras similares aos dentes naturais (540 libras) e aproximadamente 11 vezes mais do que uma prótese convencional (50 libras).
Os implantes eliminam as frustrações do dia-a-dia e dores causadas por próteses mal adaptadas, pois permitem aos pacientes saborearem uma dieta saudável e variada sem as restrições impostas por uma prótese convencional.
IMPLANTES DENTÁRIOS SEM CORTES: É POSSÍVEL?
Sim, hoje em dia com o avanço da tecnologia é possível!
Tradicionalmente, os implantes dentários são instalados nos ossos maxilares através de incisões (cortes) cirúrgicas na gengiva. Portanto, trazem consigo o desconforto da cirúrgia e pós-operatório como inchaço, dor, sangramento, restrição da dieta, tempo de repouso de afastamento das atividades rotineiras e etc.
Já a cirurgia sem cortes- corretamente chamada de cirurgia guiada- dispensa a necessidade de incisões para descolamentos de retalhos teciduais, dando origem ao termo ‘sem cortes’. É realizado somente uma pequena perfuração para permitir a instalação dos implantes de titânio, dispensando a necessidade de suturas (pontos) após o termino do posicionamento dos implantes.
PRINCIPAIS VANTAGENS:
- Maior precisão com melhor resultado;
- Maior segurança (principalmente para pacientes com doenças crônicas);
- Procedimento mais rápido;
- Menor morbidade cirúrgica e sangramento;
- Pós-operatório e trans operatório mais confortável;
- Recuperação mais rápida;
- Não necessita de incisões e suturas.
INDICAÇÕES:
- Pacientes com transtorno de ansiedade, pânico ou fobia a tratamento odontológico;
- Otimizar os resultados funcionais e estéticos;
- Evitar necessidade de enxertia óssea, quando há pouco osso disponível;
- Reduzir tempo cirúrgico no tratamento odontológico (até 80% mais curto);
- Encurtar tempo de recuperação e desconforto pós-operatório.
CONTRA-INDICAÇÕES
Entretanto, pacientes que apresentem grande perda óssea, principalmente em espessura, ou necessidade de enxerto gengival, necessitarão de incisões. Portanto, os benefícios da cirurgia guiada ficam limitados devido a necessidade de ampla exposição óssea nessas situações.
COMO É REALIZADA A CIRURGIA GUIADA SEM CORTES?
- Após avaliação clínica, é realizada tomografia computadorizada para avaliar o remanescente ósseo e estruturas anatômicas nobres dos maxilares para verificar a viabilidade da técnica.
- Não havendo contraindicações, realiza-se o escaneamento de todos os arcos dentários para a obtenção de modelos digitais com o scanner Itero sem a necessidade de moldagens. Trazendo maior conforto e precisão para o tratamento.
- Através de um software, une-se tomografia e modelos digitais criando um paciente virtual no qual será planejado o melhor tipo e posicionamento dos implantes.
- Em seguida, é feito em impressora 3D um aparelho removível (guia cirúrgico) com os guias de perfuração e posicionamento dos implantes.
Saiba Mais: https://youtu.be/tQvdNZSSr-g
CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE IMPLANTES EM NOSSO E-BOOK:
Dr. Daniel Uyeda
CRO-SP 84537
Cirurgia Ortognática, Implantes e Cirurgias Orais Menores
Graduado em Odontologia pela USP – São Paulo
- Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Geral de Vila Penteado e Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia, filiado a International Association of Oral Maxillofacial Surgeons
- Professor do Serviço de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Geral de Vila Penteado
- Professor do Serviço de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital do Mandaqui
- Pós-graduado em Implantodontia pela ADOCI
- Cursou o aprimoramento em artroscopia de ATM-
S.O.R.G. TMJ Course “Arthroscopic and Open TMJ Surgery - Basics and New Horizons” in Vienna em 2015
Dr. Daniel Uyeda é Implantodontista formado pela USP, capacitado por diversos cursos e workshops na sua área de atuação e residência hospitalar no Hospital Vila Penteado e realiza as cirurgias de implantes da Phile Odontologia.